Torta de Maçã

 

Esses dias eu resolvi fazer uma limpeza de fígado, a conselho da Carol. Bom, eu segui as instruções deste vídeo aqui. Pra fazer a limpeza, a pessoa primeiramente precisa de muita, mas muita determinação.

Você basicamente come só maçãs por um dia inteiro. Você começa o dia com pensamentos positivos, pensando que daqui a 24h, seu fígado vais estar limpinho! No meio da manhã, depois de ter comido uma ou duas maçãs, tudo está bem, mas poderia estar melhor. Depois do meio dia, vem a fraqueza e a fome aumenta e aumenta, tudo isso enquanto seu estômago começa a falar alto tentando entender o que está acontecendo.

Lá pelo fim da tarde você já quer dizer adeus à limpeza de fígado, a fraqueza é parte da vida, e é difícil ver a luz no fim do túnel. Pois bem, antes de ir dormir, você ingere um copo de azeite de oliva com suco de limão! Depois de ter comido várias maçãs durante o dia, ter quase desistido e pedido uma pizza, você pensa: Ah! Finalmente posso ir dormir e sonhar com um hamburger.

Que nada, é muito difícil dormir com fome, e com indigestão por casa das maçãs e do copo de azeite.

IMG_0005

 

Apesar de tudo isso, no dia seguinte você pode começar a ingerir comidas normais, e seu fígado fica limpo. Você se sente rejuvenescido e alegre, e o sofrimento todo parece ter valido a pena.

No meu caso, eu achei que teria comido muito mais maçãs no dia da limpeza do que eu acabei comendo. E depois das dores do parto das pedrinhas do fígado, a última coisa que eu queria fazer é comer maçã. Bom, com as sobras de umas várias e vontade nenhuma de comê-las, resolvi fazer uma torta. Assim, pelo menos, o gosto fica bem melhor do que comendo a fruta pura.

Então aqui vai uma receita-prêmio para quem fez essa limpeza de fígado e merece um abraço culinário.

Receita Torta de Maçã

Ingredientes

Recheio

  • 6 maçãs (médias, cortadas em fatias finas)
  • 1 Xicara de chá de açúcar
  • 2 Col. de sopa de manteiga
  • 3 Col. de sopa de conhaque
  • Canela a gosto

Massa

  • 2 1/2 Xicaras de chá de farinha de trigo
  • 2 Col. de sopa de sopa de açúcar
  • 1 Col. de chá de fermento em pó
  • 1 Col. de sopa de manteiga
  • 1 Lata de creme de leite sem soro
  • 1 Pitada de sal

Modo de preparo

Massa
Passo 1.
Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento.
Passo 2.
Acrescente a manteiga e o creme de leite e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa e homogênea.
Passo 3.
Deixe descansar por 20 minutos.
Passo 4.
Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro.
Passo 5.
Fure a massa com um garfo e asse no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos. Reserve.
Passo 6.
Se quiser colocar tirinhas de massa sobre a torta, Abra o restante da massa formando um retângulo, corte em tiras e reserve.
Recheio
Passo 7.
Corte as maçãs em fatias finas, colocando as fatias em uma mistura de água com suco de limão para evitar que escureçam. Reserve
Passo 8.
Em uma frigideira grande coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até caramelizar.
Passo 9.
Junte a manteiga, as maçãs e o conhaque. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo.
Passo 10.
Retire do fogo, espere esfriar e coloque sobre a massa assada.
Passo 11.
Distribua as tiras de massa reservadas sobre o recheio (opcional) formando um trançado, apertando as pontas contra a borda da massa.
Passo 12.
Asse em forno preaquecido a 200°C até que esteja dourada, por cerca de 40 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva a seguir.

 

 

 

Helena

Sobre a Helena

Sou irmã da Mari e da Carol e prima da Camila. Sou formada em jornalismo e trabalhei em revista de receitas light. Hoje moro em Los Angeles e acordo todos os dias com saudades de comer uma coxinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>