Russischer Zupfkuchen – ou o cheesecake alemão

 

Eu conheci essa torta por conta de uma amiga alemã, a Sissi, que nasceu e cresceu na Alemanha oriental, antes da queda do muro de Berlim. As conversas com ela sobre essa época sempre são muito interessantes… melhor que qualquer livro de história, nada como ter alguém para contar como eram as coisas, o quotidiano…

 

Uma das coisas (que faz muito sentido aliás) que me chamou bastante atenção, é a influência russa nessa região. Ela aprendia russo na escola e a torta típica seria esse “cheesecake russo”.

A Sissi diz que essa torta tem gosto de “casa” para ela – toda vez que ela vai visitar os pais, antes de pegar o trem chegando no aeroporto, ela compra uma fatia para ir comendo no caminho e isso para ela é sinônimo de “realmente estou chegando em casa”.

 

Eu aprendi a fazer essa torta colocando as mãos na massa com essa minha amiga: ela fazendo a massa e eu o recheio! Aliás, recomendo esse modo de fazer que vai muito mais rápido! ;)

Russischer-Zupfkuchen_post Russischer-Zupfkuchen_post2

A receita é para uma forma que tenha entre 26 or 28cm de diâmetro.

 

Receita do Russischer Zupfkuchen – casquinha da base

Ingredientes

  • 300 Gramas farinha
  • 180 Gramas açúcar
  • 1 sachê de açúcar de baunilha ((ou 3 gotas de essência de baunilha))
  • 200 Gramas manteiga em cubos
  • 2 ovos
  • 40 Gramas cacau em pó
  • 1 Colher de sopa fermento

Modo de preparo

Passo 1.
Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius e forre a forma com papel manteiga.
Passo 2.
Peneire a farinha e o fermento e coloque-os num recipiente. Acrescente o açúcar e o cacau em pó.Coloque os ovos, a manteiga e misture tudo com a ponta dos dedos até estar bem combinado. Continue sovando até obter uma massa lisa e homogênea.
Passo 3.
Coloque a massa no centro da forma e com o auxílio de um pouco de farinha e a palma da mão, vá apertando a massa até ela cobrir todo o fundo e as paredes da forma. Guarde o resto que sobrar da massa, faça furos na massa que está na forma.

Receita do Russischer Zupfkuchen – recheio

Ingredientes

  • 70 Gramas manteiga amolecida
  • 150 Gramas açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 Sachê açúcar de baunilha ((ou 3 gotas de essência de baunilha))
  • 500 Gramas coalhada
  • 200 Gramas creme de leite
  • 3 ovos

Modo de preparo

Passo 1.
Bata a manteiga até formar um creme fofo. Acrescente os outros ingredientes um por um e bata bem entre cada um deles. A idéia é obter um creme leve e fofo.
Passo 2.
Coloque o creme na forma, sobre a massa. Com o resto da massa, faça pedacinhos e coloque por cima do creme (eu empurrava um pouco para ter eles no fundo também e não só em cima).
Passo 3.
Coloque para assar por 1 hora a 180 graus. Depois de meia hora, é bom cobrir com alumínio para evitar que a parte de cima queime.
Passo 4.
Quando pronto, desenforme e sirva ou coloque para esfriar/gelar. Pode-se colocar açúcar confeitteiro por cima para decorar.
Camila

Sobre a Camila

Sou a prima do grupo e hoje me aventuro na Inglaterra. Como de tudo, menos milho (por conta de uma alergia). Sempre vou pedir o prato mais estranho que tiver num cardápio. Tenho paixão por comidas típicas, principalmente as de rua (sou rato de feiras). Adoro inventar moda na cozinha com o que tiver na geladeira (estilo "se vira nos 30"). Acredito que não existe comida ruim, mas sabores aos quais não estamos habituados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>