Risoto de Pera com Gorgonzola

 

Eu gosto muito de fazer esse risoto, até porque adoro pera, mas é um milagre toda vez que dá certo. Já diria o Alex Atala, risoto é simples, mas o simples nunca é fácil.

Lembro pelo menos de duas situações em que era para dar tudo errado…

Uma vez resolvi fazer esse risoto para levar para um jantar de amigas. Estava apreensiva porque uma das amigas é chef de cozinha, a Ana, uma querida, mas entendida de risoto. E justo dessa vez decidi experimentar a receita com arroz integral. Foi um desespero porque o arroz nunca mais cozinhava e eu tinha que ir para o jantar com ele pronto. Cheguei atrasada com o risoto mal cozido, e mesmo assim a Ana aprovou (ufa! salva pelo gorgonzola!). 

Outra vez resolvi fazer para a Letícia e a Karol e distraída esqueci-me completamente de por sal (bem básico). Lembrei já na etapa final, quando já não funciona muito querer temperar o arroz. E foi para mesa assim mesmo. Fiquei muito surpresa com a reação das meninas que adoraram (ufa! salva pelo gorgonzola de novo!).

Depois de anos fazendo essa receita, cheguei à conclusão que ela é à prova de maus cozinheiros, porque não importa o percalço ou o público, o risoto, mesmo que um tanto exótico – ou justamente por ser exótico -, dá um jeito de agradar.

Receita Risoto de Pera com Gorgonzola

Ingredientes

  • 2 xíc. de arroz
  • 5 xíc. de água
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de manteiga
  • 2 peras (bem maduras sem cascas cortadas em cubos)
  • 200g de gorgonzola (picada)
  • 4 castanhas do Pará (picadas)
  • Pimenta do reino (a gosto)
  • Sal (a gosto)

Nota

Dá para fazer com arroz integral, só lembrar que a proporção da água é maior daí (e o tempo de preparo também).

Modo de preparo

Passo 1.
Refogue o alho na manteiga. Acrescente o arroz e tempere com sal.
Depois, acrescente a água e deixe o arroz cozinhando.
Passo 2.
Quando a água tiver quase toda evaporada coloque as peras por cima do arroz e tampe.
Aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Para servir misture a gorgonzola e a castanha do Pará e por fim, salpique um pouco de pimenta do Reino.

Mari

Sobre a Mari

Sou irmã da Carol e da Helena, e prima da Camila. Passo mais tempo estudando sobre comida do que cozinhando. Apesar disso, gosto muito de cozinhar e o faço como desculpa para reunir as pessoas.

Comente sobre “Risoto de Pera com Gorgonzola

  1. Marcia

    Oi meninas lindas. Eu adoro fazer risoto. Vou fazer este com certeza. Mas, acrescentaria aí: uma cebola grande ralada, um copo de vinho e caldo de legumes( se for caseiro, melhor ainda, mas pode ser do outro).
    Detalhe: o vinho pode ser degustado depois…junto com o risoto. Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>