Pêras ao vinho branco com calda de chocolate

 

Era domingo e eu estava ajudando uma amiga que estava de mudança.
Enquanto ela corria para lá e para cá, empacotando coisas e lavando as roupas que ia empacotar, eu fiquei encarregada da seguinte missão:

Fazer nosso almoço usando o máximo de coisas que tivessem em sua geladeira e dispensa, pois ela queria se livrar de tudo antes de ir embora.

E foi daí que surgiu a receita que compartilho hoje: uma sobremesa “frankenstein” que acabou dando certo!
Vou colocar as medidas que usei e deu para duas pessoas comerem e repetirem… aí se quiser fazer para mais pessoas, é só aumentar.
Ou se for para um momento de “gordice solitária”, é só diminuir também (ou não! Haha).

Receita pêras ao vinho branco com calda de chocolate

Porções 1-3
Tipo de refeição Sobremesa

Ingredientes

  • 4 pêras cortadas em cubinhos (eu fiz com casca mesmo!)
  • 1/2 garrafa de vinho branco
  • Um pouco de água (que mal cubra as pêras na panela)
  • 4 colheres meio cheias de açúcar (se vc não quiser a calda de chocolate que acompanha, vc pode colocar mais açúcar e fazer tipo uma caldinha caramelada)
  • 1 barra de chocolate (ao leite ou meio amargo, depende do gosto de cada um)
  • 1 caixinha de creme de leite (opcional)

Nota

Para quem quiser tentar algo diferente também, pode fazer com vinho tinto e calda de chocolate branco. Ou só no vinho tinto, e tempera com especiarias (canela, cravo, cardamomo) e serve com sorvete de creme.

Modo de preparo

Passo 1.
Para fazer, é bem simples:
Coloque as pêras na panela e coloque primeiro o vinho e depois a água -> isso é BEM IMPORTANTE!!
Coloca-se primeiro o vinho, que não vai cobrir completamente as pêras, aí para que elas fiquem “mal cobertas”, vc completa com água. Se fizer o contrário, vira paçoca: vc vai ficar com uma panela cheia de líquido e umas inocentes pêras tentando nadar num mar de água e vinho.
E colocando a medida certa de água, o líquido vai evaporar ao mesmo tempo que a pêra cozinha e não vai precisar escorrer depois – evitando o desperdício da calda! ;)
Passo 2.
Aí é hora de colocar o açúcar e dar uma mexida só para garantir que o açúcar “tá por tudo”.
Passo 3.
Deixar em fogo alto até começar a ferver e depois abaixa e espera que o líquido tenha evaporado quase todo. Enquanto isso, vc derrete o chocolate no microondas ou em banho maria e, se quiser, adiciona o creme de leite.
Eu recomendo que se for uma sobremesa que vc está fazendo para um jantar para mais gente, vc coloque o creme de leite, pois assim vc não corre o risco do chocolate endurecer de novo.
Se não, caso vc esteja querendo algo mais light não coloque o creme de leite e deixe para derreter o chocolate mais perto da hora de servir.
Passo 4.
Para servir, eu acho legal deixar separado e cada um se serve do quanto quiser da calda de chocolate. E as pêras, vc pode comê-las quente, morna, fria. Fica bom de qualquer jeito!

 

… ok, agora fiquei com fome! Hahaha

 

Camila

Sobre a Camila

Sou a prima do grupo e hoje me aventuro na Inglaterra. Como de tudo, menos milho (por conta de uma alergia). Sempre vou pedir o prato mais estranho que tiver num cardápio. Tenho paixão por comidas típicas, principalmente as de rua (sou rato de feiras). Adoro inventar moda na cozinha com o que tiver na geladeira (estilo "se vira nos 30"). Acredito que não existe comida ruim, mas sabores aos quais não estamos habituados.