Pão de Queijo Salvadorenho

 

PaoDeQueijo_PostEu sou uma grande fã de queijo. Pão de queijo, bolinha de queijo… Tudo que tem queijo é bom. Esses dias eu estava no supermercado mexicano/salvadorenho que tem aqui perto de casa porque eles têm ingredientes que outras lojas não têm. Eu sempre compro tortilhas, legumes e cereais lá porque a qualidade é melhor e o produto é normalmente mais autêntico do que nos supermercados normais daqui.

Esse mercado, chamado “El Super”, cujo o slogan é “Cuesta menos!” também tem uma padaria que me lembra muito das padarias do Brasil. Pão-de-sal, rosquinhas, bolachas, doces, tortas e tudo mais que você pode pensar sai da forma duas vezes por dia. Arrisquei e comprei uma tortinha que cabe em um prato pequeno e parece ser uma torta individual. Só comprei porque era bonitinha, feita com queijo e porque não tinham mais torta de maçã. A torta/bolo é de origem salvadorenha, e o pessoal chama de “pão-de-queijo salvadorenho.”

Tive que experimentar. Afinal de contas, seria legal ter um substituto pro raro pão-de-queijo na minha vida.

A consistência é de um bolo de fubá, só que mais úmido e cremoso. O gosto é mais doce do que salgado– mesmo porque a intenção é que este seja um pão doce. O gosto de queijo é bem sutil e as sementes de gergelim no topo contribuem em aparência e consistência. Gostei da tortinha/bolo/pão. É o bolo perfeito pra quem não gosta de coisa muito doce e que gosta de pôr queijo em tudo.

Gostei, mas ainda sinto falta de comer pão-de-queijo de quando em sempre.

 

 

Receita Pão de Queijo Salvadorenho

Ingredientes

  • 2 Xícaras farinha de arroz
  • 1/2 Colher de chá de fermento
  • 220 Gramas de queijo parmesão ralado
  • 1 1/5 Xícaras de açúcar
  • 1 Xícara de leite
  • 220 Gramas manteiga (derretida)
  • 3 ovos
  • 170g creme de leite
  • 1/2 Xícara de leite
  • 1/2 Xícara de queijo branco
  • 2 Colheres de semente de gergelim

Modo de preparo

Passo 1.
Pré-aqueça o forno a 150 graus.
Passo 2.
Misture a farinha e o fermento em uma tigela.
Passo 3.
Misture resto dos ingredientes bem, em outra tigela. Incorpore as duas misturas até que formem uma massa homogênea.
Passo 4.
Despeje a mistura em uma ou várias fôrmas de pão. Não encha mais do que a metade da fôrma.
Passo 5.
Cozinhe por 40 minutos em fogo médio (depende do forno). Espete com um palito de dente pra ver se está pronto. Espalhe as sementes de gergelim sobre o bolo pronto. Sirva em temperatura ambiente.
Helena

Sobre a Helena

Sou irmã da Mari e da Carol e prima da Camila. Sou formada em jornalismo e trabalhei em revista de receitas light. Hoje moro em Los Angeles e acordo todos os dias com saudades de comer uma coxinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>