Panquecas!

 

Há quem termine em pizza… mas nós começamos com panquecas!

O quarteto sempre teve muita história com comida.
Mas depois de uma longa discussão (alguma vez conseguimos discutir algo rapidamente?), chegamos a conclusão que a primeira experiência culinária conjunta foi uma tentativa uma receita de panquecas americanas.
Eram as férias de julho de 2003, em Curitiba. E quem não fica com vontade de comer panquecas vendo filmes num frio curitibano?
Então alugamos meia locadora e lá fomos nós:

Receita Panqueca

Porções 2-4
Tempo de preparo 30 minutes

Ingredientes

  • 9 Colheres de sopa de farinha trigo (parte da farinha pode ser substituida por aveia)
  • 4 Colheres de sopa de açúcar
  • 1 Xícara de leite
  • 1 Colher de sopa de fermento
  • 2 ovos (ou apenas 1 ovo)

Modo de preparo

Passo 1.
Misture a farinha, açúcar e o fermento. Abra um buraco na mistura e jogue os ovos e o leite, misture bem até ficar uma massa homogênea.
Passo 2.
Separe uma frigideira e uma espátula e jogue porções pequenas na frigideira já quente, e aguarde a massa crescer e vire-a do outro lado.
Passo 3.
Repita sempre a operação. Suas panquecas ficarão deliciosas!

Apesar de seguirmos a receita a risca, o resultado não ficou exatamente o que a maioria das pessoas chama de lindas e invejáveis panquecas. Mas eram as nossas panquecas!
E tiramos fotos orgulhosas ao lado da primeira pilha (bastante desengonçada) e comemos loucamente, afinal, o gosto nada tinha a ver com a aparência! – menos mal!

Essa era a receita original, que foi evoluindo ao longo dos anos e ganhando novas versões, como a de aveia feita pela Mari. A Carol dá o macete de panquequeira há 10 anos:

“Eu uso um ovo hoje em dia apenas e dá certo igual!”

Sim, as panquecas viraram tradição e essa tradição não se resumiu às panquecas. Elas foram apenas o início de aventuras e desventuras em série. Uma série experimentos culinários e gastronômicos em conjunto ou individualmente, que serão compartilhados por aqui.
Alguns foram bem sucedidos, outros porém… ahn… bom, para que adiantar o próximo post? ;)

panqueca_post

Fotos: Carolina Corção
Camila

Sobre a Camila

Sou a prima do grupo e hoje me aventuro na Inglaterra. Como de tudo, menos milho (por conta de uma alergia). Sempre vou pedir o prato mais estranho que tiver num cardápio. Tenho paixão por comidas típicas, principalmente as de rua (sou rato de feiras). Adoro inventar moda na cozinha com o que tiver na geladeira (estilo "se vira nos 30"). Acredito que não existe comida ruim, mas sabores aos quais não estamos habituados.

Comente sobre “Panquecas!

  1. […] férias de janeiro fomos numa panquequeria famosa de Nashville, The Pancake Pantry (já comentamos aqui o quanto gostamos de panquecas). Eles tem até uma música temática, escute enquanto lê esse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>