Mais uma do Chile: Mote con Huesillos

 

Como vocês podem ver a culinária chilena é muito presente lá em casa devido as fortes raízes do Akira, meu marido nipo-chileno.
Esses tempos meu sogro veio do Chile para o casamento do meu cunhado e nos trouxe os ingredientes chaves para fazermos o tal do Mote con Huesillos.

O primeiro contato que tive com essa bebida/sobremesa foi lá na Ilha de Páscoa (já falei sobre algumas aventuras gastronômicas que vivi por lá aqui, aqui e aqui). Eles vendem isso em vários lugares na rua. É tão fácil achar Mote con Huesillos lá, como encontrar pastel aqui no Brasil.

O básico da receita são pêssegos desidratados (huesillos) cozidos, mergulhados numa calda doce, com grãos de trigo, ou cevadinha (em espanhol, mote) no fundo do copo. Me lembrava pêssegos em calda, só que melhor: era pêssego de verdade!

Como aqui no Brasil é difícil encontrar huesillos, tem como adaptar a receita com damascos secos. Não experimentei ainda, mas acredito que deva ficar muito bom.

Agora, quero ver quem vai testar essa receita! Dica importante: tome bem gelado, é a sobremesa perfeita para um dia quente.

Receita Mote con Huesillos

Porções 6
Tempo de preparo 1 hour, 10 minutes
Tipo de refeição Bebidas, Sobremesa
Misc Servir frio

Ingredientes

  • 12 pêssegos desidratados ou damascos secos (os huesillos)
  • 1 1/2l de água
  • 3 paus de canela
  • 1/2kg de cevadinha (mote)
  • 2 Xícaras de chá de acúcar
  • 1 Xícara de chá de açúcar mascavo (ou rapadura)
  • raspas de laranja (à gosto)

Modo de preparo

Passo 1.
Na véspera, deixe os pêssegos de molho em 1 litro de água.
Leve-os para cozinhar na mesma água em que ficaram de molho, juntando o açúcar mascavo, os paus de canela e as cascas de laranja.
Passo 2.
mote_receita1
À parte, derreta o açúcar normal, fazendo um caramelo. Assim que o caramelo se formar jogue a mistura dos pêssegos. Essa hora é a mais temida pois o caramelo pode empedrar. Mas não se preocupe pois com o tempo no fogo ele se dissolve na água. Cozinhe por uns 35-40 minutos ou até os pêssegos ficarem macios.
Passo 3.
mote_receita2
Em outra panela, cozinhe a cevadinha na água restante por 10 minutos. Escorra-a e espere esfriar naturalmente. Depois na geladeira por 20 minutos.
Passo 4.
mote_receita3
Sirva em um copo alto, colocando a cevadinha até a metade e 1 porção do doce de pêssego por cima.
Carol

Sobre a Carol

Sou a irmã do meio entre a Mari e a Helena, e prima da Camila. Uso a criatividade tanto na cozinha quanto na minha profissão de Designer e Fotógrafa. Prefiro preparar comidas simples (como mousse de maracujá), saudáveis (qualquer coisa que vá legumes) e rápidas (como wraps) e em eventos sempre levo a sobremesa. Sou uma entusiasta na cozinha!

2 thoughts on “Mais uma do Chile: Mote con Huesillos

  1. Daniel Gonzalez (aluno da mariana)

    Melhor receita do mundo, chile é o melhor país de todos meu deus é mt bom. Adorei!!!!!

  2. Carol

    Que bom que gostou Daniel!
    Eu acho essa receita o máximo e adorei o pouco do Chile que conheci também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>