Granola Libertária

 

Eu não sei porque a maior parte das pessoas come granola. Imagino que porque seja saudável. Até  lembro do caixa de supermercado espantando com as minhas compras que não lhe apeteciam em nada. Ele disse que até tentou um dia ter uma alimentação mais saudável, mas que granola parecia ração, e que simplesmente não conseguia comer.

Eu como granola porque eu gosto e muito, desde criança! Ando para sempre em busca do sabor do Müsli que comia quando era pequena.

Um dia, assistindo a um vídeo da Francine Lima do Canal do Campo à Mesa, aprendi que os ingredientes apresentados nos rótulos dos alimentos vêm na ordem de quantidade (os que estão em maior quantidade aparecem em primeiro lugar e daí por diante).
Fiquei com mania de ler o rótulo de tudo e percebi o quanto deve ser difícil ser diabético ou celiáco no Brasil, porque tudo tem uma grande quantidade de farinha ou de açúcar (até mesmo os alimentos salgados).

granola5

Aliás, vale lembrar que os brasileiros batem o mundo quando o assunto é a quantidade diária de açúcar, como nos mostra esse vídeo.

Depois disso, comecei a torcer o nariz para as granolas compradas – as que tem um gosto melhor são basicamente açúcar puro! E, para completar, uma amiga bióloga me disse que a maior parte das granolas comercializadas têm problema de higiene no processo de produção.

O caminho para solucionar o problema seria fazer a minha própria granola. Então comecei a fazer experimentos, levando em conta o sabor e o orçamento.

Cheguei a uma fórmula muito simpática com açúcar só das frutas, e ainda que não se pareça nada com o Müsli da minha infância, gostei da receita.

É importante lembrar que esta granola tem menos açúcar, mas não deixa de ser calórica, e por isso é bom não abusar.

Receita Granola Libertária

Ingredientes

  • 120g de aveia grossa
  • 20g de castanha-de-caju (picada)
  • 20g de castanha-do-pará (picada)
  • 20g de nozes (picadas)
  • 40g de amendoim (torrado e sem sal)
  • 4 Colheres de sopa de semente de linhaça
  • 4 Colheres de sopa de coco ralado
  • 30g de uvas-passas pretas
  • 2 damascos secos (picados)
  • 50g de maçã desidratada (picada)

Modo de preparo

Passo 1.
Misturar tudo e misturar no iogurte, na aveia dormida (http://colhernobolso.com.br/aveia-dormida), no smoothie de frutas (http://colhernobolso.com.br/smoothie-de-frutas), em frutas, no sorvete, etc.
Mari

Sobre a Mari

Sou irmã da Carol e da Helena, e prima da Camila. Passo mais tempo estudando sobre comida do que cozinhando. Apesar disso, gosto muito de cozinhar e o faço como desculpa para reunir as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>