El Chancho en Piedra!

 

Nome esquisito né? Sempre penso isso quando falo ou escuto alguém falar…
A palavra “chancho” significa “machucado” ou “triturado” no vocabulário de origem quechua, uma das línguas oficiais de Bolívia, Peru e Equador.
E “piedra” é fácil né, “pedra”. Ou seja, essa receita tipicamente chilena indica que se triture tudo na pedra.

O Chancho en Piedra é um ótimo acompanhamento para pratos mexicanos como tacos, tortillas e combina muito bem com os pães hallullas (ver receita aqui). E claro, linguiçadas, batatas assadas, peixes, cachorro quente, e na falta desses pratos, sempre vai muito bem com o fiel e simples pão francês.

Essa foto abaixo foi a primeira vez que experimentei o Chancho en Piedra. Quem fez foi o Akira, meu namorado na época, marido atualmente. Estávamos indo em algum jantar mexicano na casa de uns amigos.

Eventos-5923

Para o blog e leitores residentes no Brasil fiz uma adaptação da receita original para que seja possível encontrar os ingredientes. Mas para quem quiser saber de uma versão original é só clicar aqui.

Hoje mesmo precisei fazer o Chancho en Piedra para uma linguiçada, e resolvi já escrever o post para o blog.
Pena que a Mari está viajando, a Helena continua em LA e a Camila fica lá de boa em Paris comendo melancia no metro…se não elas poderiam vir aqui experimentar. ;p

Receita “Chancho en Piedra”

Ingredientes

  • 4 tomates maduros
  • 3 dentes de alho
  • 1 Maço coentro picado
  • 2 Colheres de sopa de azeite
  • 1 Colher de sobremesa de vinagre branco
  • 1 cebola (picada)
  • sal a gosto
  • punhado de pimenta (da sua preferência)

Modo de preparo

Passo 1.
Em um pilão, colocar os dentes de alho e o sal e amassar até formar uma pasta. Acrescentar a pimenta e continuar amassando.
Passo 2.
Rale os tomates divididos na metade e sem sementes, e pique a cebola em cubos bem pequenos e jogue tudo junto do alho.
Passo 3.
Acrescente o coentro e o vinagre. Por fim, jogue o azeite e sirva.
Carol

Sobre a Carol

Sou a irmã do meio entre a Mari e a Helena, e prima da Camila. Uso a criatividade tanto na cozinha quanto na minha profissão de Designer e Fotógrafa. Prefiro preparar comidas simples (como mousse de maracujá), saudáveis (qualquer coisa que vá legumes) e rápidas (como wraps) e em eventos sempre levo a sobremesa. Sou uma entusiasta na cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>