Crepes

 

Sabe quando você tem desejo de comer alguma coisa doce, mas não muito doce? Ou quando você quer fazer uma sobremesa individual, sem ter que fazer uma bagunça na cozinha, e que ficaria pronta em pouco tempo? Ou quando acabou o pão, e você tá com vontade de comer geléia?

Talvez essas coisas só aconteçam comigo, mas minha solução pode ser apreciada seja lá quais sejam os seus desejos de sobremesa ou geléia.

Já que eu mantenho uma cozinha sem glúten, bolos, pães e pastéis normais são proibidos. Isso diminui as opções de comida que eliminam desejos espontâneos.

Crepe_0005

Um dia, eu tinha apenas ingredientes básicos na cozinha: ovos, leite, farinha de arroz, manteiga e açúcar. Eu sabia que isso era o suficiente pra fazer algo decente, e depois que vi a geléia de tangerina e os flocos de coco na despensa, juntei tudo na cabeça e resolvi fazer crepes.

Fiz o equivalente de uma latinha de refri de massa, mas só comi dois crepes.

Guardei o resto na geladeira. No fim da semana, eu tinha feito versões diferentes com o resto dos crepes que guardei pra depois. E até pensei em fazer uma leva sem açúcar ou sal, pra poder converter os crepes em panquecas se a necessidade surgisse.

Assim, por alguns dias, eu manti na geladeira uma solução pra quando eu queria comer algo doce, mas não muito doce.

A bagunça foi mínima pra fazer a massa, e depois que ela estava pronta e guardada na geladeira, o trabalho de fazer um crepe foi ainda menor. É só esquentar uma frigideira e voilá!

Receita Crepes

Ingredientes

  • 1 1/4 Xícara de leite
  • 2 ovos
  • 3/4 Xícara de farinha (de arroz ou de trigo, etc)
  • 3 Colheres de sopa de manteiga derretida

Nota

A receita aqui é basica pra um crepe salgado ou doce. Se quiser fazer uma receita salgada, adicione uma colher de café de sal. Se não, adicione 1/2 xícara de chá de açúcar.

 

Modo de preparo

Passo 1.
Em um liquidificador, misture todos os ingredientes. Se fizer à mão, misture tudo bem até formar uma massa homogênea. A consistência deve ser um pouco mais espessa do que leite e menos espessa do que massa de bolo.
Passo 2.
Aqueça uma panela pequena antiaderente média. Adicione a manteiga para untar.
Passo 3.
Despeje um pouco de massa no centro da panela e agite para espalhar uniformemente. (O suficiente para cobrir o fundo da panela com uma camada fina de massa).
Passo 4.
Cozinhe cada crepe por 30 segundos de um lado e 10 segundos do outro lado.
Passo 5.
Se quiser, cozinhe a massa toda e mantenha os crepes na geladeira por até 5 dias. Se guardar no congelador, eles duram até 2 meses.

 

Helena

Sobre a Helena

Sou irmã da Mari e da Carol e prima da Camila. Sou formada em jornalismo e trabalhei em revista de receitas light. Hoje moro em Los Angeles e acordo todos os dias com saudades de comer uma coxinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>