Clafoutis de Ciruelas

 

Clafoutis é um doce francês, feito com frutas, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. O recheio se forma com as frutas e a massa úmida feito pudim. Bom de comer ainda quentinho, quando recém saído do forno ou temperatura ambiente. Se for um dia de gulodice rola até colocar uma bola de sorvete em cima.
Ah, e Ciruelas significa ameixas em espanhol.

Essa receita peguei num livretinho de receitas em espanhol que tinha na casa da minha sogra anos atrás. Fiz no mesmo momento em que vi a receita, achando que deveria ser uma delícia. Isso deve ter sido em 2012…faz tempo né. Essa receita estava na fila para ser postada aqui no Colher, pois é muito boa e fácil – se caso você for do tipo que não gosta muito de receitas complexas.

Espero que agrade gregos e troianos, pois dá para substituir as frutas ao gosto de cada um. Já fiz com morangos, cerejas, blueberry, amora…e até todas essas juntas, fazendo um clafoutis sabor “frutas vermelhas”.

Testado, e feito milhares de vezes e aprovado por diversos públicos!

Receita Clafoutis de Ciruelas

Ingredientes

  • 3 gemas
  • 1 ovos
  • 1/2 Xícara de açucar
  • 1/2 Xícara de creme de leite (ou 500ml de leite)
  • 1 Xícara de farinha
  • 2 Xícaras de suco de limão (recém espremidos)
  • 1 Colheres de sopa de manteiga (para untar)

Modo de preparo

Passo 1.
Preaqueça o forno a 180ºC. Lave e seque as ameixas e as coloque numa forma untada.
Passo 2.
Bata as gemas, o ovo, o açúcar até que fique uma massa cremosa.
Passo 3.
Acrescente o creme de leite, a farinha e o suco de limão e mexa bem.
Passo 4.
Jogue a massa sobre as ameixas e colocar no forno por cerca de 30 a 45 minutos.
Carol

Sobre a Carol

Sou a irmã do meio entre a Mari e a Helena, e prima da Camila. Uso a criatividade tanto na cozinha quanto na minha profissão de Designer e Fotógrafa. Prefiro preparar comidas simples (como mousse de maracujá), saudáveis (qualquer coisa que vá legumes) e rápidas (como wraps) e em eventos sempre levo a sobremesa. Sou uma entusiasta na cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>