Chá Imperial

 

Eu sou uma pessoa de chá. Chá gelado no verão, chá quente no inverno. Chá é legal tomar com companhia, de preferência alguém que aprecie como você. No meu caso tenho a Mari, que mesmo no calor escaldante, oferece um chá depois de uma refeição. Tempos atrás estive no Mercado Municipal daqui de Curitiba, e vagando pelas lojas vi rapidamente pela vitrine de uma loja umas bolinhas dentro de um pote. Minha imaginação e referências distantes me levou a pensar  que aquilo se travava de algum tipo chá. Entrei e perguntei se não era o tal do chá que quando colocado na água, abriria uma flor. Era o tal, estava certa. O tal do Chá Imperial. Comprei 2 bolinhas/florzinhas. Fiquei com uma e dei outra para a Mari. O presente era para ser usado para compartilhar algum momento legal com pessoas amantes de chá. Esse chá é o original, a famosa Camellia Sinensis, a mesma planta que produz os chás branco, preto e verde. Já deixo aqui de curiosidade que esses chás de saquinho que tomamos normalmente são na verdade “tisanas” ou infusões, mas não chás. Chá de verdade só da Camellia Sinensis. Esse chá de flor tem origem chinesa e dizem ser feito de pequenas flores ressecadas (amaranto, flor de jasmim, lírio, calêndula, dália, lírio etc) enroladas em folhas de chá verde ou branco com um fio de algodão cru.

Para serví-lo eu indico que seja usado um bule transparente, para poder ver a flor se abrindo, processo que leva em torno de 10 minutos totais.

Depois de algum tempo, após um almoço na casa da Mari, quando nossos pais ainda estavam por aqui no Brasil, sugeri que tomássemos o Chá Imperial, para realizarmos o ritual.

Conhecido como devorador de gorduras, o chá de flor reduz os  níveis de colesterol e de álcool no sangue, acelera o metabolismo, é depurativo, desintoxicante, e facilita a digestão.

Mas quem é sensível à cafeína não indico que o beba a noite, pois ele serve de estimulante natural com seu alto índice de cafeína. Prepare o seu durante o dia :)

Foto e vídeo: Carol Corção
Tipografia: Alejandro Akira
 
Carol

Sobre a Carol

Sou a irmã do meio entre a Mari e a Helena, e prima da Camila. Uso a criatividade tanto na cozinha quanto na minha profissão de Designer e Fotógrafa. Prefiro preparar comidas simples (como mousse de maracujá), saudáveis (qualquer coisa que vá legumes) e rápidas (como wraps) e em eventos sempre levo a sobremesa. Sou uma entusiasta na cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>